Alimentação da Mente

 

 

brain-1295128

 

Você sabia que assim como o nosso corpo a nossa mente também precisa ser alimentada?

Atualmente é grande a preocupação com um estilo de vida mais saudável. Neste contexto a preocupação com a alimentação e atividades físicas ganham grande atenção por parte das pessoas. Porém a saúde emocional não ocupa o mesmo lugar de cuidados.

É incrível como a saúde emocional vem sido negligenciada há anos. Não temos educação emocional, não somos ensinados a como lidar com nossas emoções. Apesar de habilidades sociais serem cada vez mais valorizadas, e estudos já mostrarem os diferentes tipos de inteligência, ainda assim a saúde emocional é negligenciada.

E é sobre isso que vamos falar nesse artigo. De um aspecto importante que compõe a saúde emocional que é a alimentação da mente.

Se você ficou curioso leia esse artigo para saber mais sobre:

  • O que é alimentação da mente?
  • O que são informações?
  • Como a mente funciona?
  • Como ter uma alimentação mental mais saudável?

O que é alimentação da mente?

human-1138002_1920

Assim como nosso corpo precisa de alimentos para se manter forte e saudável, a nossa mente também precisa ser nutrida para gerar pensamentos. E o que seriam esses alimentos mentais? Os alimentos da mente são as informações.

E que são informações?

tree-200795_1920

Segundo o dicionário Online de português informação é “reunião dos conhecimentos, dos dados sobre um assunto ou pessoa”.  Ou seja, são todos aqueles estímulos captados pelo nosso corpo, através de nossos sensores corporais, que são processados em nossa mente. Então todos os estímulos sonoros, visuais, auditivos, táteis e do paladar são os dados que irão ser processados em informações. E são essas informações os insumos para nossos pensamentos.

Como a mente funciona?

question-2004314_1920

A mente funciona através de pensamentos. Nossa forma de relacionar com o mundo que nos cerca se dá através de interpretações que fazemos da realidade. Essas interpretações são os nossos pensamentos. A partir do que pensamos iremos sentir e agir.

Vamos dar um exemplo para ficar mais fácil. Você está andando a noite, sozinho na rua. Escuta passos atrás de você. Você interpreta como um possível assalto. Imediatamente você começa a ter pensamentos de como poderá se proteger desse perigo. Começa a olhar em volta e ver se há para onde correr, onde se esconder, se há mais pessoas próximas. Seu corpo começa a suar, sua respiração fica mais ofegante, e seu coração mais acelerado. Preparando o seu organismo para uma possível fuga.

Mas aí você olha para trás e vê que os barulhos dos passos são de crianças correndo na praça que está logo ali atrás. Você então começa a ter pensamentos de segurança, e a pensar que está tudo bem, fora de perigo. Você se acalma, a respiração volta ao normal, os seus batimentos cardíacos vão se desacelerando aos poucos e você se sente tranquilo novamente.

Este exemplo ilustra como a forma que interpretamos a realidade determina a forma que iremos sentir e nos comportar no mundo. Como nessa situação de possível perigo eminente, agimos dessa maneira com tudo. Com os nos relacionamos, como interpretamos a intenção da ação do outro, como sentimos que alguém é simpático ou grosseiro, etc.

Essas interpretações são pautadas nas nossas experiências e como as sentimos. Ou seja, os estímulos que fomos recebendo ao longo de nossa vida nos deu insumos para interpretamos a realidade. Por isso a importância de darmos insumos bons para nossa mente. Precisamos nutrir nossa mente com boas informações, para que tenhamos bons pensamentos.

Como ter uma alimentação mental mais saudável?

board-765310

Como estamos sempre influenciando e sendo influenciados pelo meio, precisamos prestar atenção ao que está a nossa volta. Notícias, músicas, filmes, livros, pessoas, tudo que nos cerca é capaz de gerar influencia em nós. São estímulos, dados que irão compor as informações que processamos.

Quando convivemos com pessoas muito negativas tendemos a absorver essa forma de ver o mundo. Vemos o mundo pela lente do pessimismo e temos pensamentos mais negativos, de desesperança e caímos no vitimíssimo e na reclamação.

Ao contrário se convivemos com pessoas alegres e bem-humoradas, tendemos absorver essa forma de interpretar a realidade e vemos o mundo pela lente da oportunidade, temos pensamento mais otimistas, de esperança, segurança e confiança.

Tudo a nossa volta é informação. E tudo exerce influência sobre nós, e nós também influenciamos o mundo a nossa volta. É claro que não estou dizendo com isso que você irá se tornar uma pessoa negativa porque você trabalha com uma pessoa assim, ou porque assiste jornais com grande índice de desastre. Mas é fato que essas informações exercem alguma influência sobre você. Quanto mais inserido em um ambiente negativo e hostil, mais recursos internos você precisará mobilizar para não se deixar influenciar “contaminar”.

O grau de influência também varia de pessoa para pessoa e de acordo com seu momento. Se você está em um momento mais delicado de sua vida, seu filho está doente, você perdeu emprego e coisas desse tipo, você estará mais fragilizado emocionalmente, logo estará mais vulnerável as influências externas.

Por isso é muito importante você ficar atento ao que você anda alimentando a sua mente. Que tipo de informações você anda nutrindo a sua mente. Que tipo de leitura, música, filme, programas de TV você consome. Quais as pessoas você convive. Pessoas que te dão alegria, te deixam mais leves ou pessoas que trazem mais problemas e reclamações? Porque tudo isso poderá impactar nos seus pensamentos. E pensamentos são interpretações da realidade. Que determinam como você sente e como você se comporta.

Para conseguir ter mais clareza de como suas ações influenciam as pessoas a sua volta, e como você é influenciado por elas, é preciso investir em autoconhecimento. Saber como sua mente funciona, as crenças que te norteiam e nutrem seus pensamentos não é tarefa simples. Mas você não precisa fazer isso sozinho. Você pode contar com um profissional capacitado para te ajudar nessa caminhada. Um psicólogo irá te orientar nessa jornada do autodesenvolvimento.

Se você tem interesse em investir em sua saúde emocional clique aqui e tenha mais informações. Invista em sua saúde emocional e tenha uma vida mais plena, mais saudável e feliz.

Coloque seu e-mail e receba nosso conteúdo gratuitamente.
Receber